É saudável?

Você já sabe que pizza, cachorro-quente, batata frita e sorvete não são amigos da sua alimentação, muito menos da sua saúde. Na verdade, todo mundo já sabe disso! Mas infelizmente nem todos os alimentos tidos como saudáveis são uma boa opção para emagrecer ou evitar doenças relacionadas à alimentação.

Muitas das vezes fazemos trocas que imaginamos ser saudáveis e que na verdade não são. Como trocar uma lata de refrigerante por uma de suco e até mesmo uma de chá, já que eles podem conter a mesma quantidade de açúcar. A principal culpada pela presença de substâncias “indesejáveis” em alimentos supostamente saudáveis é a industrialização dos alimentos. Devemos tomar muito cuidado com aquilo que precisamos abrir a tampa ou tirar do pacote, é o que costuma dizer a seus pacientes o endocrinologista Luciano Giacaglia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso)

A indústria de alimentos nos ilude diariamente, e eu sinceramente tenho ficado muito decepcionada depois que baixei um aplicativo chamado Desrotulando e passei a analisar com mais cautela alguns alimentos. Comer mal por escolha é uma coisa, mas comer mal por enganação é inaceitável né!

Vamos ver alguns deles…

Sucos de caixinha

suco-de-caixinha-e-riscos-para-a-saude-bucal.-Odontoclinic-Campo-Grande

Trocar o refrigerante por suco é um hábito que muita gente busca seguir, mas nem todos os sucos são assim tão saudáveis. Os sucos de caixinha contêm uma quantidade grande de açúcar, e mesmo as versões light ainda apresentam muitos conservantes (que podem prejudicar o funcionamento do intestino) e, em alguns casos, grandes quantidades de sódio. Muitas vitaminas presentes nas frutas são perdidas durante o processo de industrialização. Alguns fabricantes fazem a adição de vitaminas depois, mas mesmo assim a proporção não é a mesma dos sucos naturais. Sucos de polpa são um pouco mais interessantes nesse sentido, porque o processo de congelamento da fruta gera uma perda menor de vitaminas.
Os sucos naturais são a melhor opção, mas também é preciso ter cuidado. A principal perda na hora de fazer o suco de fruta são as fibras, que são importantes para a função intestinal. “Se for tomado rapidamente, de 30 a 60 minutos depois de ser feito, o suco natural preserva grande parte das vitaminas”, explica Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein.

Barrinha de cereal

barrinha-cereal-620x330

As barras de cereal surgiram como uma opção de lanche saudável, especialmente por causa da quantidade de fibras e também pela praticidade. De fato, as fibras são nutrientes que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino. Mas, de acordo com a Anvisa, para que um produto seja considerado “rico em fibras”, precisa ter, no mínimo, 3g de fibra a cada 100g do produto. E a maioria delas não tem, e além disso a insuficiência de fibras é compensada pelo excesso de açúcar, além da presença de gorduras trans, glúten, lecitina de soja e outras diversas substâncias químicas. Então prefira fazer as barrinhas em casa ou o consumo de um mix de oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, no lugar das barrinhas.

Margarina

margarina-pao-620x330

A margarina (não confunda com manteiga) é uma mistura de óleos vegetais hidrogenados e óleos vegetais líquidos, portanto, um tipo de gordura trans. Também possui compostos químicos nocivos como ácido sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, aromatizantes e estabilizantes. Este produto simplesmente não estraga, então imagina o resultado disso no seu corpo? Portanto, optar por alimentos com menos etapas de processamento como a manteiga ainda é uma melhor opção do que escolher produtos que apenas parecem mais saudáveis. Apenas não exagere: a manteiga é rica em lipídios, e também pode causar oxidação no organismo. O segredo aqui é utilizar com moderação, o que pode ser entendido como apenas algumas poucas gramas do alimento ao dia. A manteiga ghee, que é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos tem sido recomendada por nutricionistas.

Sopa em pó

sopa

Sopas costumam ser uma opção de refeição com menos calorias. Porém as versões industrializadas, que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta. Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio: algumas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo. “O problema é que é fácil tornar o consumo dessas sopas um hábito, e isso não é saudável. Elas não têm fibras, não têm nutrientes bons, além do excesso de sódio”, explica o nutrólogo Celso Cukier. A sugestão do médico é fazer sopa caseira uma vez por semana e congelar.

Adoçantes Artificiais

Adocante

Os adoçantes não são um problema por si só, mas o consumo excessivo deve ser evitado. De acordo com o nutrólogo Celso Cukier, os efeitos do uso excessivo e prolongado de adoçante ainda não são conhecidos. Por isso, a recomendação é tentar variar o tipo de adoçante utilizado ao longo do dia. Além disso, ao serem consumidos, os adoçantes emitem falsos sinais ao cérebro de que estamos ingerindo açúcar.. Ao perceber o engano, o cérebro reage aumentando a vontade de comer doce. Sempre vejo os nutricionistas indicando o uso do  adoçante Stevia por ser natural e até mesmo o uso do açúcar demerara (que é mais saudável que o comum). Já falei sobre o açúcar veja aqui!

Shakes Emagrecedores

bioslim-shake-emagece

Refeições líquidas são práticas, fáceis de transportar e, dependendo da escolha dos ingredientes, podem ser extremamente nutritivas e saborosas. Os shakes a que me refiro são os industrializados, aqueles que prometem ser uma fórmula mágica para o emagrecimento, não estamos falando de  shakes que você mesma faz em casa, com ingredientes frescos, naturais e selecionados. Com isso esclarecido, vamos aos fatos.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) reprovou a qualidade nutricional dos cinco shakes mais vendidos no mercado:

– Shake Bioslim

– Diet Shake

– Diet Way

– Herbalife

– In Natura

De acordo com a instituição, a quantidade de nutrientes dos produtos (carboidratos, proteínas e gordura), avaliada em laboratório, não é balanceada. Por isso, segundo a Proteste, não é adequado substituir uma ou mais refeições pelo shake, conforme o sugerido pelos fabricantes, pois sobram ou faltam os pilares da boa alimentação, o que coloca a saúde em risco. Fora a questão dos ingredientes utilizados neles.

Biscoito de “água e sal”

biscoito-de-agua-e-sal

“Se os biscoitos de água e sal só levassem esses dois ingredientes, então o mar seria um imenso biscoito.”

Hahaha… Não pensem que a surpresa foi só de vocês! Eu mesma fiquei e muito, porque no meu processo de emagrecimento comi muito biscoito de sal integral. Talvez por realmente serem feitos de farinha integral não tive problemas, mas infelizmente a maioria deles não é, a maioria deles tem como principais ingredientes a farinha branca, gordura vegetal (inclusive a gordura trans) e açúcar!

Pois bem!

Eu assim como vocês já consumi alguns deles, mas sempre é tempo de aprender e melhorar a nossa alimentação e principalmente melhorar a nossa saúde!

Portanto, lembre-se:

A comida de verdade é sempre melhor que o alimento industrializado e nunca escolha um produto pela propaganda, leia o rótulo! Veja aqui como entender as informações nutricionais.

Fica a dica! 😉

Fonte: http://veja.abril.com.br/saude

       http://guiadaboaforma.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s