O feijão tá caro? Conheça outras leguminosas…

O feijão tem sido o assunto do momento devido ao seu aumento de preço, e questionada por uma amiga se havia algo para substituí-lo resolvi fazer esse post trazendo algumas outras leguminosas que como o feijão fazem muito bem a nossa saúde…

E o que são leguminosas? Apesar de parecer que leguminosas tem haver com legumes, na verdade elas são grãos contidos em vagens e são ricas em nutrientes.

Comecemos falando do próprio FEIJÃO

feijão

O feijão é rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição. “Essas fibras são responsáveis por regular o trânsito intestinal, reduzindo o colesterol, os triglicerídeos, a glicose, além de auxiliar no tratamento do diabetes e da constipação intestinal”, explica a nutricionista consultora da marca Namorado, Verônica Rosa. Também é rico em potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulagem da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.

ERVILHA

ervilhas-519x330

A ervilha possui cálcio, fósforo, ferro e potássio, além do enxofre. Ajuda na formação dos ossos, aumenta absorção do cálcio,melhora o funcionamento do sistema nervoso, fornece energia para práticas de atividade físicas, favorece o processo de cicatrização, previne o envelhecimento precoce, controla o colesterol e diminui o nível de açúcar no sangue.
OBS: Eu uso a congelada, pois tem menos sódio.

VAGEM

vagem-beneficios-e-propriedades

As vagens são pouco calóricas. Isto se deve ao hidratos de carbono e proteínas. Além disso, é uma boa fonte de fibra e um imbatível antioxidante pela vitamina C. As vagens são muito digestivas e aliviam as dores reumáticas. Tem efeitos diuréticos e depurativos. Melhora as doenças hepáticas e o cálcio que é aconselhável para o crescimento das crianças, durante a menopausa, a gravidez e previne processos de artrites e artroses.

IMPORTANTE!!! As vagens devem ser consumidas cozidas, pois cruas possuem uma substância tóxica ao nosso organismo, sendo essa eliminada quando são cozidas.

LENTILHA

lentilha

Lentilhas são leguminosas pobres em calorias e com muitas propriedades nutricionais, sendo uma forte aliada na alimentação dos que desejam perder peso. Ela ajuda no controle do colesterol, a estabilizar o açúcar sanguíneo, as fibras ajudam na saúde digestiva e aumentam a energia (ajudando a controlar a fome e o apetite).

GRÃO DE BICO

grao-de-bico-e

O grão de bico é rico em vitaminas do complexo B e sua composição rica em fibras diminui a absorção de glicemia e colesterol, contribuindo consideravelmente no tratamento da diabete e das hipercolesterolemias (colesterol ou LDL alto). Ele ajuda no bom funcionamento do intestino e até no bom-humor. Esse grão pode ser consumido como salada, acrescentado em cozidos, sopas etc.

SOJA

656-01767013

O grão de soja  apresenta três nutrientes importantes: as isoflavonas, as fibras e as proteínas. As isoflavonas têm impacto positivo sobre o colesterol, doenças cardiovasculares e sintomas da menopausa, e há estudos que apontam a prevenção de alguns tipos de câncer e da osteoporose. Já as proteínas são responsáveis pelo controle da obesidade, pois auxiliam no processo de perda de peso, preservando a massa magra corporal e propiciando a sensação de saciedade. Por último: as fibras, além de reduzirem as taxas de colesterol e de glicemia, auxiliam o bom funcionamento intestinal.

E aí, já conheciam todos? Eu particularmente gosto de todos e qualquer opção feita trará seus benefícios… Experimente!

Fica a dica! 😉

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s