Coma queijo!

Nem preciso dizer que o sangue mineiro prevalece em mim e eu sou apaixonada por queijo!

1512814_1555872058004055_1170071362897919142_n
Embora a composição nutricional do alimento seja variada de acordo com a tecnologia e o tipo de leite utilizado, de forma geral, a maioria possui elevado teor de proteínas de alto valor biológico, de minerais, principalmente cálcio, zinco, potássio, e de vitaminas, em especial A, B2, B9, B12 e D.Graças a essa composição, algumas das funções do queijo, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são: prevenir cáries e manter os dentes saudáveis, além de proteger contra a acidez bucal e reforçar o efeito protetor da saliva. O alimento também possui efeito pré-biótico, ou seja, inibe a proliferação de bactérias patogênicas e contribui para o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino. “Outro componente importante encontrado na gordura dos queijos feitos com leite de vaca é o acido linoleico conjugado (CLA), agente considerado redutor de gordura corporal”, observa a nutricionista e especialista em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações, Fernanda Giácomo. Por fim, é um inibidor da aterosclerose por diminuir o colesteroltotal e o LDL (colesterol ruim), além de reduzir os níveis de triglicérides. Além de todas essas propriedades já descritas, uma recente pesquisa realizada na Unicamp constatou melhora no desempenho do sistema imunológico de pessoas soropositivas, após ingerirem suplementos alimentares contendo proteínas do soro do leite (obtido no processo de coagulação do leite para o preparo do queijo).

Os queijos mais saudáveis são:

Ricota
Valor nutricional: 43 kcal (96 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, o que representam 2 pedaços pequenos
Por que faz bem? De origem italiana, é feito do soro resultante da fabricação de queijos como mozarela e provolone. A ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. A versão tradicional tem em média 50% de gordura e a light 10%. Ótima fonte de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo.

De Minas
Valor nutricional: 67 kcal (270 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30g, igual a 1 pedaço grande
Por que faz bem? A versão tradicional possui 68% de gordura e a light, em média, 25%. Está entre os queijos mais populares do Brasil e se caracteriza por possuir alto teor de umidade, massa branca e consistência mole. Ótima pedida para salada, sanduíches e petiscos.

Cottage
Valor nutricional: 36 kcal (28,5 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, ou seja, 1 colher (sopa) cheia
Por que faz bem? Tem em média 45% de proteínas e 35% de gordura, podendo ter 0% na versão light. É um queijo magro e rico em proteínas. Pode ser incluído na dieta também acompanhando frutas e saladas.

Mozarela/Muçarela
Valor nutricional: 90 kcal (152 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, ou seja, 2 fatias
Por que faz bem? A versão tradicional tem 63% de gordura e a versão light tem em média 40%. A mozarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. Mesmo sendo gorduroso, esse queijo pode ser consumido com moderação e é um dos mais consumidos no país.

Prato
Valor nutricional: 97 kcal (249 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, o que equivale à 2 fatias
Por que faz bem? Contém 68% de gordura na versão tradicional e 50% na light. Segue a regra da mozarela: pode ser consumido com moderação

Parmesão
Valor nutricional: 127 kcal (376 mg de cálcio)
Recomendação diária: 30 g, é igual a 2 fatias pequenas
Por que faz bem? Por ser maturado, é indicado para pessoas com intolerância à lactose. É rico em cálcio, mas também muito gorduroso. Uma opção são as versões light, com 25% menos gordura.

Meu preferido é o queijo Minas, mas uso muito a muçarela light em receitas e o cottage como opção de recheios.

E você, qual o seu queijo preferido?



Fonte: Revista Viva Saúde
Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s