Ruah – Quebrando os paradigmas de que gordura é saúde e magreza é doença

12321260_1696416580616268_4702011262365828728_n

Sou admiradora do Padre Marcelo Rossi, sou católica e acompanho sua missão como evangelizador, inclusive ouço o Programa Momento de Fé com ele todos os dias. Sempre li os seus livros e com o Ruah não seria diferente.

Resolvi fazer esse post sobre o livro não só por ele abordar sobre hábitos saudáveis, mas  porque vi muitas críticas de nutricionistas por um Padre falar de vida saudável, de como alguém que teve problemas de depressão e fez dietas malucas como ele mesmo declarou escreve um livro assim e etc… Pois bem! Tenho formação em direito e convenhamos que uma advogada também não tem conhecimentos para prescrever dietas e nem por isso deixo de falar sobre vida saudável. É totalmente diferente expormos os hábitos saudáveis que aprendemos com nossas experiências de vida que estarmos prescrevendo dieta para alguém. Me identifiquei bastante com a forma como ele abordou o tema, foi super didático e trouxe fatores que eu por experiência própria sei que fazem a diferença. Me perdoem os profissionais da área, mas com relação ao que está no livro não há nada que desrespeite a classe ou que diga que não é preciso orientação de um profissional, pelo contrário, o livro fala o tempo inteiro da importância de procurarmos um profissional, assim como eu também em minhas postagens exponho isso.

O livro se inicia com o testemunho do Padre Marcelo, e depois passa pelos temas obesidade e emagrecimento, dieta saudável, a importância do sono, os perigos da automedicação, exercícios físicos, e o meu capítulo preferido: A influência da fé, do pensamento positivo e do bom humor na saúde. O livro ainda traz sugestão de cardápio saudável com algumas receitas que com certeza irei testar e finaliza com uma oração de cura interior.

Vale a pena ler?  Vale. Até mesmo pra mim que já emagreci, pois mesmo conhecendo e compartilhado das muitas das dicas que ele deu, sempre temos algo novo a aprender e as experiências de outras pessoas sempre nos ajudam a revigorar as energias e continuar caminhando… Pra quem quer dar início a uma vida saudável é um ótimo passo para começar!

Se você já leu me conta o que achou e se for ler volta aqui depois pra me contar também! 😉

Abaixo a sinopse do livro (extraída da Livraria Cultura):

SINOPSE: Ruah é uma palavra hebraica que significa vento, espírito, alento, hálito divino, sopro de vida. Com este sopro Deus deu à vida ao primeiro homem, feito a sua imagem e semelhança. Fomos criados no amor de Deus e ele colocou um pouco de seu sopro em cada um de nós, por isso, para que o Ruah que habita dentro de todos nós vibre, precisamos cuidar bem de nossa saúde. “Entendi, por fim, que nosso corpo é o sinal físico que torna visível o invisível mistério de Deus”. Em Philia, o Padre Marcelo Rossi se abriu sobre sua depressão e tratou sobre males contemporâneos que afligem o espírito. No novo livro, Ruah, ele recorda o período em que chegou a pesar 128 kg, devido ao uso de anti-inflamatórios e à depressão, conta como uma dieta desequilibrada o fez perder peso demais e divide conosco o que aprendeu com essa experiência, como a importância de uma reeducação alimentar com acompanhamento médico. Ruah é o resultado de uma fase de aprendizado, orações, mudanças de hábitos em busca de bem estar. Em seu processo de perda de peso, o Padre Marcelo manteve sua rotina de atividades físicas, se viu livre das dores na coluna e percebeu que precisava se alimentar de forma equilibrada. Às vezes estar no peso correto não é garantia de estar saudável, se a pessoa não tem uma alimentação balanceada, deixa de dormir o necessário para renovar suas energias e não tem uma atitude otimista diante das dificuldades.De acordo com o Padre “este livro tem a intenção de ajudar você a perceber que Deus também se preocupa com o seu corpo. Este seu corpo que é o templo do Espírito Santo. (…) Cuidar da própria saúde e valorizar o seu corpo é estar em sintonia com o amor de Deus”.

Beijinhos…

 

Anúncios

4 comentários

    • Esse livro não é religioso mas sobre hábitos saudáveis. O padre Marcelo tem um carinho enorme pelos evangélicos, afinal de contas Deus é um só né! Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s