Conheça a tapioca

Ta… ta… Tapioca 🎶🎶🎶
Ta… ta… Tapioca 🎶🎶🎶

Quando comecei a reeducação alimentar eu via a maioria das pessoas que seguia comendo tapioca, e eu já estava ficando maluca porque não conseguia achar em lugar nenhum e minha primeira compra acabou sendo pela internet… Hoje encontro com facilidade em supermercados e casa de produtos naturais, mas caso você queira experimentar e tenha essa dificuldade de encontrar vou deixar o link no final de onde comprar…

Do que é feita a tapioca?

A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai nem um pingo de óleo/gordura na massa, nem no preparo, e nenhum outro ingrediente.

Quais os benefícios da tapioca?

Por ser feita apenas de mandioca, é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino, causando inchaço, entre outros.


Tapioca engorda?

Depende de alguns fatores, como: da quantidade que comer (o ideal é uma por dia), do que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Brincadeiras a parte, a tapioca é sim uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável. Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura e/ou glúten. Para quem quer controlar o peso, e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é aumentar seu valor nutricional adicionando ingredientes ricos em fibras (no recheio e/ou na massa) como a chia e a linhaça, para reduzir o seu índice glicêmico e agregar mais nutrientes na preparação.
A tapioca é um ótimo pré-treino, pois é uma fonte de carboidrato simples (de rápida absorção) e de fácil digestão, ou seja, fornece bastante energia antes do treino (mas não ajuda efetivamente no ganho de massa). E pode ser usada no pós-treino também, inclusive como crepioca (Veja a receita de crepioca aqui!)

Sugestões de recheio

Os melhores recheios são frutas, queijos brancos, atum, carnes magras (como frango) e até ovos mexidos. Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. Também gosto de usar pasta de amendoim.

Bacana, né?! Vale lembrar que a tapioca tem um delicioso sabor e é bem fácil de ser preparada (vou deixar um vídeo explicativo).

A dica é escolher bem os recheios e mandar ver! 😉

Veja como preparar a tapioca aqui!

Compre tapioca aqui!
Fonte: Natuelife

 

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s