Tipos de chocolate, qual optar na Páscoa?

A Páscoa tá chegando, época de se deliciar com chocolate e muita gente já começa ou a se preparar psicologicamente para resistir à tentação do chocolate ou para evitar a culpa depois de se esbaldar de tanto comer… Resolvi fazer um post trazendo os tipos de chocolate e também falar da alfarroba que apesar de não ser chocolate tem cara e gosto de chocolate…

Preparados?

chocolate_tipos_blog

Amargo: É o que traz a maior concentração de cacau puro, e pode chegar a até 80% da fórmula. Por não haver leite, tem uma bela cor escura. Como o próprio nome diz, é amargo ao paladar, pois possui reduzido teor de açúcar ou mesmo nenhum.

Meio-amargo: Também é de cor bem escura, por não conter leite entre os ingredientes. É feito com 50% de cacau. O sabor amargo é suavizado pela presença do açúcar.

Ao leite: É o tipo de chocolate mais consumido do Brasil. Possui entre 20% a 40% de cacau (incluindo a manteiga de cacau, que tem cor amarelo-clara), açúcar e leite.

Branco: Não possui massa de cacau na fórmula, daí possuir a cor clara. É feito apenas com a manteiga do cacau, açúcar e leite. Ele é mais doce e gorduroso que os demais e tem textura mais cremosa.

Diet: Recomendado para os diabéticos. Possui os mesmos ingredientes do tradicional chocolate ao leite, mas o açúcar é substituído por adoçantes. É preciso ficar atenta pois apesar de não possuírem açúcar podem ter elevados índices de gordura.

Conheça a Alfarroba

ALFARROBA-2

O produto tem cara e gosto de chocolate, mas não contém lactose, glúten e açúcar.
Apesar de não ter a fama do cacau, a alfarroba já era usada pelos egípcios há mais de 5.000 anos.
Fruto da alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado em substituição do cacau.
Por ser naturalmente doce, ela dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos. Sem falar que também não possui os estimulantes cafeína e teobromina e é rica em vitaminas e minerais.
Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açucares naturais (glucose, sucrose e frutose) de 38% a 45%.
A alfarroba é encontrada em casas de produtos naturais, na forma de pó, bombons e barras semelhante as de chocolate.

ATENÇÃO!!! Quanto mais cacau, maiores serão os benefícios do chocolate. Já as opções com percentual menor de cacau, em geral, contêm grandes quantidades de açúcar e gordura, o que diminui sua qualidade e traz inclusive efeitos contrários aos do cacau. Portanto, consuma todas as modalidades com moderação.

E quanto a alfarroba é claro que não encontraram a 8º maravilha do mundo e você vai poder “encher a cara” como queria fazer com o chocolate, então aprecie com moderação também!

E o que eu vou comer na Páscoa??? Aquele que eu ganhar (porque a crise tá muita!) e sem culpa nenhuma (porque eu sou dessas! kkk)…

Beijinhos e que tenham uma linda e deliciosa Páscoa na semana que vem…

ovo

P.S: Foto da Páscoa passada, estou aceitando presentinhos para esta! :p

 

Fonte: R7, Cacau Show

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s