Vai um chazinho aí?

chás

Além de nos proporcionar um momento de relaxamento, tomar chá também é um hábito saudável e apesar de seus efeitos funcionais, os chás não são medicamentos e JAMAIS devem substituí-los. A bebida pode oferecer nutrientes que vão ajudar no bom funcionamento do organismo, porém não pode ser usada aleatoriamente, sem indicação de um profissional, sem se ter conhecimento da planta e sua eficácia, pois pode causar danos à saúde. O fato de ser natural não elimina os efeitos colaterais e por isso devemos ficar atentos.

Em relação aos chás, a especialista em chás Carla Saueressig explica que eles são classificados de acordo com o processo de fermentação – o chá verde, por exemplo, não é fermentado e, por isso, é o que tem as propriedades mais conservadas do que outros, como o chá branco e o preto. Ela acrescenta ainda que há uma diferença entre chá e infusão – bebidas de ervas e frutas que as pessoas costumam chamar de chás são, na verdade, infusões, porque não têm a folha de Camellia Sinensis. Confesso que essa informação me surpreendeu, mas eu continuarei dizendo que estou tomando chá de gengibre ou hibisco, pois falar que estou bebendo uma infusão vai ficar meio estranho e a maioria não vai entender né! kkkkkkkkk

Os chás possuem propriedades benéficas ao seu corpo mas a questão de emagrecer é bem mais complexa e envolve muitos outros fatores. Portanto achar que o chá por si só emagrece nada mais é que um mito.

Vou enumerar alguns chás mais usados e seus benefícios, mas não se esqueça que é preciso ficar atento antes de sair tomando, ok!

  • Capim cidreira: Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. “É um chá ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão”, conta a nutricionista Flávia Cyfer. A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, também lembra que esse chá serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.
  • Camomila: Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. “Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante”, conta a nutricionista Bruna Murta. A nutricionista Flávia Cyfer dá outra dica: “A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor”.
  • Chá de gengibre: “O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza”, diz a nutricionista Flávia Cyfer. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. A nutricionista ainda indica esse chá para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.
  • Chá de hibisco: Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. “Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes”, conta a profissional. A nutricionista Bruna Murta explica que o fator que torna o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória.
  • Chá verde: Esse é mais um chá campeão. “É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer”, afirma a nutricionista Bruna Murta.
    O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras.
  • Chá de canela: A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes. A nutricionista Bruna Murta explica que ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, a nutricionista Flávia Cyfer lembra que ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.
  • Chá mate: Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. “Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite”, lembra a nutricionista Bruna Murta.
  • Erva doce: O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.
  • Hortelã: Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. A nutricionista Bruna Murta acrescenta que ela é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias.

 

Fica a dica! 😉

 

Fonte: www.g1.globo.com/bemestar e  www.minhavida.com.br
Imagens: www.donagiraffa.com e www.terracha.net

 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s