Conheça o efeito Platô

efeito-plat_

Já passei por isso e acredito que muitos vão se identificar com o tema, então vamos lá!

O efeito platô é um fenômeno desagradável que surge durante a dieta, mesmo que você esteja fazendo tudo corretamente. É um período em que parece que o seu organismo acostuma e você para de perder peso (a balança empaca!).

A nutricionista Alessandra Rodrigues, considerada uma das estrelas do ramo de personal diet, diz que não há uma justificativa lógica para o fenômeno: ‘”Diversos estudos já tentaram comprovar as mais diferentes teorias, mas nenhum conseguiu. Acredita-se que o efeito platô seja consequência de uma redução no metabolismo. A partir do momento em que se ingere um valor calórico abaixo do habitual por um período prolongado, o organismo passaria por ajustes e o metabolismo entraria em desaceleração, brecando a perda de peso. No entanto, os estudos que apontam para isso não trazem resultados conclusivos.”

Já a médica endocrinologista Rosita Fontes explica que “toda vez que a oferta de alimento é diminuída, o que ocorre quando se faz uma dieta, chega-se um ponto em que a pessoa para de perder peso, atingindo um ponto de equilíbrio em que não se gasta mais energia do que aquela que é ingerida. O tempo no qual isto ocorre é variável e depende de inúmeros fatores, mas é comum ocorrer pela primeira vez após cerca de três meses de dieta.”

E o que fazer???

Vi coisas como diminuir ou aumentar as calorias, aumentar a atividade e também que nada disso resolve… Rsrs…
E como eu já disse em outro post, eu não sou de ficar contando calorias, acho que o importante é comer com saúde, e se preocupar com a qualidade do alimento (evitando gordura, açúcar e sódio). Sem contar que restringindo demais a alimentação vamos fazer o nosso corpo entrar em estado de alerta e armazenar gordura…

Acredito que variar a alimentação e a atividade física ajuda sim, e leiam bem: estou dizendo DIVERSIFICAR e não parar de comer ou se matar de tanto malhar… Tudo nessa vida deve ser feito de forma consciente, e se você tem dúvidas procure ajuda de um profissional. Hidratar bastante e fazer uso de alimentos termogênicos (que ajudam a acelerar o metabolismo) também vai ajudar… Veja sobre os alimentos termogênicos aqui! Veja sobre os alimentos termogênicos aqui!

Outra coisa muito importante! Sempre acompanhe as suas medidas… Por muitas das vezes não estamos perdendo peso na balança, mas estamos transformando gordura em massa magra e portanto perdendo medidas.

E se você suspeitar estar passando por isso, o lance é não se desesperar e o mais importante: NÃO DESISTA! Acredito que o psicológico conta muito nesses momentos… No meu caso criar a página no face e agora o blog tem me ajudado bastante a não perder o foco… Procure a sua forma de se inspirar, pois GUERRA É GUERRA e depois de tanta luta você não vai jogar fora o que já conquistou até aqui né!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s