Não abuse do sal!

Conhecido vilão da saúde, por levar à hipertensão, ele também ameaça a sua beleza ao provocar inchaço e piorar o aspecto da celulite.

Achei interessante trazer para vocês alguns dos tipos de sal, analisem e façam a escolha certa!

TIPOS DE SAL

sal

Sal de cozinha ou sal comum: é refinado e acrescido de iodo para evitar o bócio, doença que provoca o crescimento da tireoide. Possui 40% de sódio e 60% de cloro.
1 g de sal refinado = 400 mg de sódio

Sal light: de sabor suave, contém 30% de sódio e é indicado para hipertensos. Mas por ser complementado com potássio deve ser evitado por quem tem problemas renais.
1 g de sal light = 197 mg de sódio

Sal grosso: a proporção de sódio é a mesma do sal de cozinha (40%). Mas por não ser refinado, diminuia perda de água nos alimentos. É ideal para deixar a carne do churrasco suculenta.
1 g de sal grosso = 400 mg de sódio

Sal marinho:
é obtido pela evaporação da água do mar, mas não é refinado. Assim, conserva minerais e enxofre. Possui a mesma concentração de sódio do sal de cozinha.
1 g de sal marinho = 420 mg de sódio

Flor de sal: sua origem são os cristais que se acumulam na superfície da água durante a produção de sal marinho.
1 g de flor de sal = 450 mg de sódio

Sal negro: O sal negro é um sal não refinado procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição, ele tem um forte sabor sulfuroso.
1 g de sal negro = 380 mg de sódio

Rosa do Himalaia: apesar de caro, possui baixa concentração de sódio, além de fornecer minerais como ferro e manganês.
1 g de sal rosa do Himalaia = 230 mg de sódio

Como eu não tenho R$ pra bancar o consumo da Rosa do Himalaia, eu consumo o Sal Ligth, que tem metade do sódio do sal de cozinha normal e já ajuda bastante né.

NÃO ABUSE DO SAL!

Essa é a dica mais importante!!!

Não adianta beber litros e litros de água por dia (porque água faz bem a saúde e ajuda a emagrecer), se matar de suar com as atividades físicas ou mesmo na sauna, pois se você consumir sódio em excesso não vai conseguir eliminar a água debaixo da sua pele. Nosso corpo precisa de apenas 2000mg (2gr) de sódio (ou menos de 5 gr de sal) por dia para cumprir suas funções metabólicas. Mais que isso vai te trazer problemas com a definição muscular e com a saúde.

Mantenha o seu sódio moderado, e na medida do possível, substitua o excesso de sal por ervas aromáticas e condimentos que acentuem o sabor dos alimentos como alho, cebola, salsa, alecrim, orégano, pimenta ou gengibre. Eles vão agregar muito mais a sua saúde do que o sódio! Dê uma atenção aos rótulos, pois não são recomendados produtos alimentares com valores de sódio superiores a 600mg (0,6 gr) por 100 gramas de produto. Se você tem dificuldades em entender a tabela nutricional eu fiz um post sobre isso. Evite também o consumo de alimentos com alto teor de sal como produtos de salsicharia, sopas instantâneas, caldos concentrados, alimentos defumados, molhos, queijos muito curados e aperitivos salgados.

Com moderação o sal ajuda no funcionamento de todos os órgãos, inclusive do coração.

Fica a dica! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s