Pico da Bandeira, um desafio vencido!

Esse fim de semana fui acampar no Parque Nacional do Caparaó, que fica localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Existem duas entradas para o Parque uma no Alto Caparaó em MG e outra em Pedra Menina aqui no ES  (por eu onde fui) ficando aberto diariamente, todos os meses do ano, das 7 às 18 horas, para entrada e saída de visitantes que pretendem visitar e/ou pernoitar na Unidade de Conservação (ambos os lados possuem acampamentos).

Fomos em um grupo de 8 pessoas e ficamos no Acampamento da Casa Queimada, à cerca de 2.160 metros de altitude e a 4,5 Km do Pico da Bandeira…

IMG_7032

No próprio acampamento já foi possível vislumbrar esse lindo crepúsculo ao final do dia…

IMG_0134

Ah quanto tempo eu não entrava numa barraca (já acampei algumas vezes na praia quando era criança e adolescente)! Até comer fazia parte da  aventura! Rsrs…

IMG_7038

O fogareiro é um super aliado num lugar assim, imagina não ter nada quentinho num lugar tão frio!

IMG_7042

Confesso pra vocês que não consegui dormir,pois  além do frio, havia muito barulho dos vizinhos … Olha o termômetro registrando a temperatura por volta de 21:00 hs… Muito frioooooooooooooo!!!

IMG_7040

Para ver o nascer do sol é preciso começar a subida de madrugada… Saímos do acampamento às 2:30… Cheios de agasalho, lanternas e muita disposição! A subida pelo ES é bem íngreme, uma verdadeira “escalaminhada”… Devido a altitude a respiração é bem difícil, muitas pessoas passam mal pelo caminho… É um verdadeiro desafio!

IMG_7033

Depois de 3 horas e meia chegamos no Pico faltando uns 10 minutos para o nascer do sol.É uma sensação indescritível! A perfeição da vista e a sensação de vitória dão uma vontade louca de gritar (só não gritei porque não tinha fôlego pra isso… Rsrs).

IMG_7010

IMG_7028

IMG_6995

Nunca presenciei nada tão lindo e emocionante quanto o nascer do sol…

IMG_7031

IMG_7009

O frio é muito, então infelizmente não se consegue ficar muito tempo lá em cima, a temperatura estava em torno de – 5 graus Celsius… E como na subida é só escuridão, apenas na volta é que a gente se dá conta de tudo que se enfrentou e superou… Confesso que não acreditei que consegui passar por tamanha dificuldade, o cansaço e a dor são imensos… Descer foi um martírio, mas digo a vocês que todo o esforço, as dificuldades, a dor (que ainda perdura hoje) valeram e MUITO a pena! O presente que se recebe lá em cima compensa tudo…

IMG_7039

Espero viver outras novas aventuras como essa pra contar, mas com certeza essa será inesquecível!

Beijinhos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s