E aí Detox?!

Olá guerreiros,

Primeiramente acho importante destacar o que significa esse tal de Detox… rsrs… Pode parecer irrelevante, mas apesar de “estar na moda” e mais do que nunca na mídia muita gente não sabe exatamente de onde surgiu esse termo.

O detox é um processo de detoxificação/desintoxicação, um conjunto de diversas estratégias, entre elas a alimentação, para ajudar o nosso corpo a funcionar melhor e eliminar as toxinas.

Pois bem… Gostaria de deixar claro que vou expor aqui uma opinião pessoal, já que não sou médica ou nutricionista, e até eles mesmos estão divergindo em suas opiniões.

A ideia do detox foi criada com intenção de ser vendida, isso é fato! Qual é o ser humano que não gostaria de se empanturrar de besteira e depois poder limpar tudo isso com um suco detox pela manhã ou uma sopinha no jantar? Um milagre que fosse capaz de apagar toda a culpa que você carrega por ter exagerado naquela pizza e chopp do fds… Isso não existe!!! Se você cometeu excessos na sua alimentação hoje, eu sinto muito te informar mas tomar um suco verde na manhã seguinte não vai “limpar” seu organismo e muito menos te “desintoxicar” de alguma coisa. E nós como sempre queremos fazer o mais fácil e o mais rápido né? Acontece que o que nos faz ter uma alimentação “limpa” é aquela que fazemos de forma equilibrada (e lá vem ela com o tal do equilíbrio… Rsrs…) e não aquela em que uma “fórmula mágica” vai compensar o meu desequilíbrio.

Mais um significado importante trazer aqui, é o que seriam as tais toxinas… “Toxina é uma substância de origem biológica que provoca danos à saúde de um ser vivo.” O que no conceito detox seria: a gordura da pizza, o sal da pipoca do cinema, o álcool da cerveja e etc… O que acontece é que essas são substâncias biológicas que só provocam danos a saúde se consumidas em grandes excessos (consumo crônico) e não convencionalmente (então acho que tóxicas não seria o termo mais apropriado para elas). E ainda assim, se o corpo não consegue se livrar do que lhe causa mal (e o nosso corpo é capaz de eliminar toxinas ou já estaríamos mortos ou em tratamento médico), ele vai te alertar com sintomas que serão tratados por um profissional habilitado e de forma séria, e não com sucos ou sopas milagrosas.

E será que o Detox não tem nada de bom? Claro que tem! Essa ideia detox também envolve alimentação saudável e atitudes saudáveis e isso sim faz muitaaaaaaaaaaaaa diferença pra se conseguir alcançar resultados concretos. Eu por exemplo gosto de fazer o suco verde, e já comentei várias vezes em minhas postagens do instagram ou face que eu tomava não pela ideia de desintoxicar, mas porque era feito por ingredientes saudáveis e portanto que me trariam benefícios. Existem diversas receitas detox que você pode e deve consumir por serem preparadas com alimentos saudáveis, mas cuidado com os industrializados etiquetados de “detox”.

Sou apenas uma leiga no assunto (meu conhecimento veio de leitura e debates sobre o tema), e sinceramente lamento que muitos profissionais vendam uma ideia errônea de vida saudável visando lucro. Eu prefiro continuar “vendendo” a minha ideia de que o EQUILÍBRIO é a base de tudo e de que é possível alcançar uma vida mais saudável e o emagrecimento (que é o desejo de grande parte das pessoas que me acompanham) de forma consciente e sem artifícios que sejam ilusórios e até mesmo prejudiciais a saúde.

E finalizo fazendo uso das palavras de Luciano Bruno (Nutricionista, Mestre e Doutor em Nutrição, Pós-Doutor em Food Science) :”Suco verde não é vilão, suco verde não é salvação.”

Beijinhos…

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s